diálogo médico

DIÁLOGOS: Saúde e Risco

Todos os dias temos que fazer escolhas para preservar a saúde e promover o bem estar e não é diferente quando falamos em tratar de uma doença. A dúvida sobre o melhor caminho a seguir e as incertezas sobre os resultados podem dificultar o raciocínio e impedir as mudanças necessárias. Ficar imobilizado é uma das piores opções. Mas qual o caminho das pedras? Como fazer a escolha certa?


Os portais da web facilitam muito o acesso às informações, algumas são úteis e fidedignas e outras muitas são desviadas por interesses que não atendem a promoção da saúde. A informação é sempre necessária para reduzir as dúvidas sobre o tratamento, embora a comunicação com os profissionais de saúde nem sempre possibilite o diálogo para o compartilhamento das informações na escolha da melhor alternativa a seguir.


É mais fácil permitir que o profissional defina o caminho, sem avaliar todas as nossas possibilidades e as reais necessidades. O diálogo com base na informação qualificada permite o engajamento do paciente, a reflexão sobre as alternativas, auxilia na escolha, reduzindo os o risco e melhorando a qualidade da saúde.


Saúde não se compra como um produto na prateleira, não se ganha, não se dá, não cai do céu. Não basta estar na mão do melhor especialista. Saúde se conquista de forma ativa, depende em grande parte da maneira como os riscos no dia-a-dia são enfrentados e da tomada de decisão compartilhada durante o tratamento.


É frequente a insatisfação dos pacientes que decorre da precariedade da comunicação e ausência de informação sobre o seu problema de saúde. Número cada vez maior de pacientes espera ter espaço para compartilhar a tomada de decisão e quer mais informações.


O engajamento do paciente é o futuro do atendimento à saúde, com aplicação de novos processos educativos e a implementação das linhas de cuidado baseadas em evidencia, que permitem medir desfechos e avaliar o custo-efetividade dos sistemas assistenciais.


A saúde pode ser conquistada pela construção comum das partes envolvidas com base na comunicação e informação qualificadas.

Artigo redigido por Moacyr Nobre