Efetividade Clínica: A evolução da medicina baseada em evidência

Efetividade Clínica: você sabe o que é? De acordo com o United States Department of Health and Human Services (HHS), a efetividade clínica pode ser definida como “a aplicação dos melhores conhecimentos, obtidos com base em pesquisa, experiência clínica e nas preferências do paciente, visando sempre alcançar excelência nos processos e resultados positivos no cuidado”.

Portanto, a efetividade clínica compreende, entre outros pontos, a obtenção de evidências, mudança de condutas e o impacto proporcionado pela alteração de alguma prática, o que normalmente ocorre por meio de auditorias clínicas e da avaliação de pacientes. Além disso, está diretamente relacionada ao atual momento das instituições de saúde, inclusive no Brasil, uma vez que buscam, cada vez mais, adotar políticas de governança clínica, para o equilíbrio entre os valores clínicos e econômicos.

Como está a evolução da Medicina baseada em Evidência no Brasil?

Podemos dizer que o setor está em uma fase de assimilação dos novos modelos de pagamento e de entrega dos serviços médicos. Por outro lado, também está cada vez mais animado com as mudanças e inovações tecnológicas capazes de proporcionar um aumento da efetividade clínica.

Esse foco se intensificou no Brasil na medida em que sistemas de saúde pelo mundo começaram a realizar esforços para reduzir custos e, ao mesmo tempo, aprimorar a qualidade e a segurança do atendimento, facilitando o acesso aos tratamentos e melhorando a experiência dos pacientes.


Mas, para se alcançar esses objetivos, é preciso incrementar processos e fazer uso de ferramentas capazes de otimizar a tomada de decisão clínica. Assim como, estar preparado para lidar com esses novos modelos de atendimento.


Além disso, nos últimos anos, o volume de informações e dados clínicos gerados têm sido muito maior do que seu aproveitamento para a padronização da prática assistencial, retratando a indesejável variabilidade entre regiões e provedores, dificultando a disponibilização de cuidados médicos de melhor qualidade, maior segurança e preços mais acessíveis.

Resolutividade do Sistema Assistencial


A responsabilidade de integração e equidade recaem sobre os provedores de recursos de suporte à decisão terapêutica e conteúdo clínico, com o compromisso de favorecer soluções de ponta a ponta do sistema de saúde e, assim, melhorar a efetividade dos tratamentos; apoiar o ecossistema compreendido por médicos, farmacêuticos, farmácias e fontes pagadoras.


Compreendendo que a efetividade clínica depende do fazer a coisa certa, do modo certo, no momento certo, e principalmente, de acordo com a necessidade de cada paciente, o teor informativo entregue por meio das atuais soluções que oferecem conteúdo baseado em evidência, que suportam a decisão clínica, podem impactar diretamente na resolutividade do sistema assistencial.


Para saber como implantar e desenvolver processos de efetividade clínica, baseados em evidência, na sua unidade de saúde, consulte a Cognos – Inovação em Saúde.


Referências:
https://www.bestpractice.bmj.com/info/pt/

https://www.dynamed.com
https://www.wolterskluwer.com/en/solutions/uptodate